27 de jan. de 2014

A maior caçada e melhor pescaria foi na Lagoa dos Patos!

Quando cheguei em São Lourenço do Sul, vindo lá da região missioneira, trouxe hábitos e costumes primitivos do povo indígena guarani, dos colonos ítalos, castilhanos  e germânicos. Trabalhava durante a semana, mas aos finais de semana fandangueava(bailava), caçava e pescava. Quando cheguei aqui,  em 1999, a primeira coisa que fiz foi conhecer a maior  Laguna do Mundo, a Lagoa dos Patos, o  Rio Carahá  e o Arroio São Lourenço.

Logo na primeira semana, saí escondido da minha mulher e fui pela Beira da Lagoa em direção ao Arroio Carahá e tal de "Pedra Mole", numa tentativa de caçar e pescar.  Peguei o fuzil, o facão três listras,  algumas linhas de mão e uma garrafa com água que passarinho não bebe, para fins medicinais( espantar resfriado e matar os germes).

Chegando lá na "Pedra Mole", ao cair da noitezita, avistei dois Capinchos que mais pareciam um casal de hipopótamos, um pertinho do outro.  Na maciota( silencio), pé por pé,  fui para perto com o fuzil, mas pra minha surpresa tinha somente uma Bala(munição). Pensei rápido, puxei o facão de três listras com uma lâmina de aproximadamente 70 cm de comprimento e cravei no chão e logo após mirei o Fuzil no fio do facão e atirei....  


Adivinhem...?!? a abala cortou e dividiu-se em duas partes, uma parte atingiu em cheio e matou na hora um dos capinchos, mas o segundo não morreu por que a meia bala  atingiu de refilão .
O desgranido lutou bravamente antes de morrer, como toda fera ferida, isto é, ficou bravo, mostrou os dentes  e veio pra cima de mim, mas consegui me desviar e dar um cascudo na orelha .  Ficou meio tonto, foi pra beira das pedras e tentou se atirar pra dentro da lagoa dos patos..... e sempre dando dentada pra tudo que lado. Quando tava se afundando peguei pelas patas de trás e puxei de volta pra fora. Demorou um pouco mas consegui tirá-lo d'agua, pois era muito pesado o Bixo...

Depois daquela luta campal, para minha grata surpresa e alegria,  o Capincho tacou os dentes e trouxe um peixe Pintado que pesava uns 10(dez) quilos aproximadamente.  O pintado se debatia pra escapar, evidentemente tentando se libertar e voltar pra lagoa. Foi aí que  lembrei do facão cravado no Chão.... corri e puxei o facão, mas não foi nada fácil tirá-lo, pois estava enfiado há 40 cm dentro da Terra. Quando consegui sacar o facão pra fora outra surpresa maior, um Tatu estava espetado na ponta do Facão, um Tatu de mais ou menos 20 kg.


De lá mesmo telefonei pra casa e pedi pra minha esposa avisar o meu vizinho e amigo Luquino Bastiani pra ir lá me ajudar carregar a pesca e a caça.

Voltei, guardei os apetrechos, fui no primeiro Bolicho do bairro para me gabar do acontecido e  quando parei de falar se levantou um Senhor e uma senhora de camiseta verde, mostraram um distintivo( carteira ) e me perguntaram assim:   - O senhor sabe com quem estas falando ? - Eu respondi não e perguntei porque ? ( não sabia mesmo Eles não eram destas bandas);  - Somos agentes federais do IBAMA, irás ter que pagar uma multa pro Governo e ficará detido por crime ambiental ! Aí pensei rápido e devolvi com outra pergunta: - Vocês sabem com quem estão falando? - Eles disseram que não e me perguntaram quem eu era. - Foi aí que tive que mentir pela primeira vez na minha vida, disse pra Eles eu era o campeão do Concurso Municipal de Causos e Contos.  Ufffa, não fui multado e nem detido, mas foi por pouco.


OBS: - Se alguém conhece o lugar e duvidar é só ir lá beira da lagoa dos patos em São Lourenço do Sul, lugar chamado de "Pedra mole", procura nas pedras as marcas das dentadas do Capincho pois foi entre tantas que na ultima dentada ele pescou pra mim o Pintado de 10 kg( estão lá os sinais até hoje ) Só se consegue ver quando o nível da lagoa baixa( ultima semana de março até o dia 1º de abril ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário